O Design na Comunicação

A
 maioria das pessoas relaciona design com estilo, mas os conceitos por trás dessa palavra vão muito além. Segundo John Heskett, "design is to design a design to produce a design". Se traduzirmos a frase de uma forma simplista, teremos o seguinte: design é desenvolver um projeto para a produção de um produto.
De acordo com Claudio Freitas de Magalhães em seu livro Design Estratégico, podemos entender o design como um processo (planejar, desenvolver, projetar), como o resultado desse processo (instruções, desenho, modelos, protótipos) ou como a solução (produto, serviço ou benefícios gerados por eles para as pessoas).Em geral, quando usamos a palavra design, estamos nos referindo à solução. O processo e o resultado do processo estão relacionados à atividade profissional.
Ainda segundo o autor, o design ajuda a garantir a unidade do discurso da empresa. Isto "facilita a identificação de sua mensagem, possibilitando maiores índices de memorização que favorecem o comportamento de troca. O designer pode, então, configurar a filosofia da empresa, ou seja, tornar perceptível um conjunto de crenças e valores”. Tudo começa com uma estratégia de comunicação. Sabemos que comunicação significa tornar alguma coisa inteligível, audível ou tátil para as pessoas reconhecerem uma empresa, um serviço ou um produto. Implica que a sua marca, sua empresa juntamente com seus funcionários e seu público “falem a mesma língua”. Na prática, a comunicação está na forma como sua empresa se apresenta para seus clientes: no logotipo da sua empresa, nas embalagens do produto, no site, no material gráfico, no folder, no cartão de visita, etc.
Ou seja, o conceito de comunicação se materializa com o design, seja no design de marca, no design de um folder, embalagem ou produto. É a forma e a “cara” que se apresenta. Design nada mais é do que um esforço criativo e planejado para conceber e configurar uma marca e uma identidade.


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