Arquitetura Móvel - Portátil

A arquitetura móvel encontra uma grande utilidade para as pessoas em quesitos como habitação, cultura, bibliotecas, museus, lojas e inclusive unidades médicas ao disponibilizar serviços a pessoas que não poderiam acessá-los de outra forma. É quase como a concretização do ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”
 Por essa capacidade de abrangência e aceitação, comerciantes, ONGs, voluntários ou órgãos públicos têm aumentado o número de obras do tipo “arquitetura móvel”. Um ônibus poderia ser uma moradia, no caso dos motor-homes, pode se transformar em loja, em um pequeno hospital, ou um trailer poderia se tornar uma biblioteca. Estes serviços apesar de não serem muito comuns na maioria dos países são eficazes quando bem planejados.
Sua mobilidade possibilita o oferecimento de serviços e produtos a um maior número de usuários, além de dar oportunidade às pessoas que moram em locais pouco acessíveis, áreas rurais, ou que não possuem meios de locomoção, enfim, sem condições de ter acesso a benefícios tais como educação, saúde, entretenimento, cultura e produtos.
Atualmente o que se pode chamar de arquitetura móvel é o que está em automóveis, caminhões, motor-homes. O processo construtivo é personalizado e não tão barato, sendo que as empresas não trabalham com projeto fixo e sim com adaptações às necessidades do cliente. Em geral uma pessoa compra um ônibus e através de sucessivas reformas dá forma ao motor-home, ou alguma empresa especializada faz as devidas modificações, como inclusão de instalações hidráulicas - banheiros e cozinhas - e sistemas de refrigeração.
Exemplos não faltam no que se trata de Arquitetura Móvel, por exemplo:

Serviços Médicos
“Motor Home” da Saúde atende comunidade do Rio Grande do Sul

A Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul – RS está desenvolvendo um trabalho de visitação aos bairros do município que não contam com os serviços dos postos de saúde. A secretaria vem disponibilizando um Motor Home com médico (clínico geral), enfermeiro e técnico de enfermagem para a comunidade ter acesso mais freqüente aos serviços de saúde. O Motor Home atende três comunidades todos os dias, no período da manhã, com exceção dos sábados e domingos, e segue um roteiro fixo, atendendo cerca de 20 pessoas por comunidade.

Biblioteca Móvel
A carência de acesso ao livro e a leitura e a impossibilidade de ter uma biblioteca fixa pelas distâncias das escolas e das populações rurais, leva à opção do rodízio de acervo que fica assim otimizado no que se refere ao acesso. O objetivo é levar o livro de leitura às escolas localizadas em Sertões ou em Comunidades distantes, onde não existe o serviço de Biblioteca Escolar. Facilitar o acesso ao livro e a leitura a um número maior de pessoas que não têm a oportunidade de conviver com esse bem cultural.

Programa de Biblioteca Móvel desenvolvido pela Prefeitura Municipal da Serra –ES 

O município de Serra, no estado do Espírito Santo conta com 118 bairros e aproximadamente 330 mil habitantes. Quando a Biblioteca Móvel, que integra o programa “Meu Amigo Livro” da prefeitura municipal, chega nas comunidades, crianças, jovens, adolescentes e adultos são envolvidos em diversas atividades culturais. Tem sarau poético, varal de poesias, contação de histórias, oficinas recreativas, palestras, sessões de filmes, concurso de poesias, jogos educativos e muitos livros.
Inserido em bairros do município para incentivar a leitura e a pesquisa, a iniciativa vem promovendo ações educativas em escolas e comunidades de famílias de baixa renda. Em um ano de atividade, em 2005, a Biblioteca Móvel já recebera a visita de cerca de 20 mil pessoas.
A coleção bibliográfica é composta por cerca de 6.500 títulos, o veículo possui pequeno auditório para sessões de vídeo, oito estantes, sala de leitura, um bebedouro, três mesas, livros e periódicos catalogados por bibliotecário.

Comentários

Postagens mais visitadas