Que Aperto!!!

Olá, pessoal!!

Esta semana me lembrei de um episódio que vivenciei num ônibus urbano. Eu entrei e tive a infeliz idéia de me assentar no canto. Repentinamente adentrou no ônibus uma mulher cujo diâmetro da sua cintura excedia a qualquer padrão que eu conhecesse até aquele momento. Obviamente ela assentou-se ao meu lado, me espremendo contra a janela do ônibus e despertando os olhares curiosos quanto a minha reação e sofrimento naquela situação. Entretanto, enquanto eu tentava respirar sem constranger a minha colega de banco, sabe aquele milésimo de segundo em qua você se encontra no aperto e que a sua vida passa diante dos seus olhos, eu pude refletir sobre um assunto de estrema importância: ERGONOMIA! 
Ergonomia se refere às relações entre o ser humano e o ambiente onde ele produz qualquer atividade. 




Isto significa que tanto a distribuição dos espaços, quanto o mobiliário e equipamentos interferem diretamente na nossa saúde (eu por exemplo, quase virei suco, porque estava num local projetado para receber duas pessoas e assentou-se uma mulher que valia por duas, junto comigo, éramos três ali...). Mas não somente nos meios de transporte vemos espaços inadequados ou uma má distribuição dos mobiliários ou mesmo dimensões incorretas. Muitas vezes vivemos uma situação de aperto no nosso local de trabalho ou mesmo dentro da nossa casa.




Não é raro que as pessoas queiram que seus espaços tenham a sua cara. O que é raro, é que elas consigam isso sem uma ajuda profissional. É preciso verificar se o espaço está adequado ao uso que deverá ter de maneira a oferecer um mínimo de conforto ambiental e térmico e sem reduzir a nossa qualidade de vida. Também não é raro acontecer de um espaço aparentemente pequeno não ser tão pequeno assim, ele apenas está entulhado de móveis e objetos inadequados e muitas vezes desnecessários.


Com o passar do tempo, a população foi aumentando, fomos perdendo o nosso espaço e a nossa vida passou a ser cada vez mais compacta...

A pergunta que não quer calar é: "Ainda é possível viver bem mesmo com os micro espaços que criamos para morar e trabalhar?" A reposta é: "Sim, com planejamento!"

Nossos espaços precisam ser pensados de forma a facilitar o desempenho das nossas atividades, proporcionando bem-estar e contribuindo para a manutenção da nossa saúde.

Espaços apertados podem ser bem otimizados explorando-se o uso de gavetas, prateleiras e móveis sob medida.



A utilização de móveis multiuso também ajuda no melhor aproveitamento do espaço.



O que temos visto nos últimos tempos é que as pessoas tem sido obrigadas a se adequar aos espaços pré-fabricados que lhes são oferecidos. Precisamos retomar a nossa condição humana de dominadores: os espaços é que precisam se adequar a nós, respeitando nossas diferenças e necessidades.

Quanto à mulher no ônibus, quando ela se levantou, me deu um sorriso agradecido, pois apesar dos momentos de aperto que vivi e dos cochichos e risadelas à nossa volta, eu permaneci ao seu lado. Olhar o ser humano como ser humano e não como um estereótipo: isto transforma o mundo!

Seu espaço já ficou apertado pra você? Como solucionou? Mande seu relato, sem perceber você pode estar ajudando a transformar o mundo!

Bjo grande e até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas