VENDA BEM OS SEUS PROJETOS



Abandonar a prática de enviar currículo, não ter mais chefe e trabalhar menos. Essas são algumas das razões que levam muitos profissionais a optar pelo caminho do empreendedorismo. Mas quem já conquistou esse sonho provavelmente já percebeu que a realidade é outra. Seu chefe é seu cliente, seu currículo é o portfólio da empresa e, lamentamos informar, mas você vai trabalhar muito mais do que qualquer um de seus colaboradores.



1. Planejamento: Vender para quem, com que argumento, quando e como? É importante planejar isso com atenção e zelo, pois um bom plano faz a diferença.
2. Preparação: Um bom texto, se for ocaso, slides, objetos de demonstração, ambiente – tudo isso faz parte de uma boa preparação de vendas.
3. Persistência: A pessoa que não comprou hoje pode comprar amanhã. Ou se não se conseguiu vender com cinco visitas, com dez há probabilidade. Se fosse fácil, todos teriam sucesso. É preciso persistir.
4. Argumentação: Bons argumentos, baseados na motivação do cliente e não nas qualidades do projeto, são necessários. Reflita suficientemente para criá-los.
5. Apoio: Permita que outros contribuam para o projeto e conte com o apoio deles, que tudo será mais fácil.
6. Paixão: O autor do projeto tem de ser o primeiro a aprová-lo. Colocar um toque de paixão é o caminho para contagiar os outros. Como apaixonar-se pelo próprio projeto? Fazendo-o o mais bem feito possível.
7. Coragem: “Aquela empresa é muito grande ou muito organizada e não vai comprar” – eis o raciocínio conservador e medroso que limita as chances de um projeto. Coragem e ousadia nunca atrapalham. No máximo, pode-se ouvir um não.
8. Influência: O potencial patrocinador pode desejar o projeto e hesitar ao mesmo tempo. É preciso ajudá-lo a decidir. Sem pressões exageradas, peça que ele aposte no projeto. Influencie sua decisão. Ele vai sentir mais firmeza e segurança de sua parte.

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